Resumo: Os Cavaleiros do Zodíaco — Saga do Santuário

Eu cresci assistindo e amando o anime dos Cavaleiros do Zodíaco, que na época era certamente a coisa mais legal do mundo, junto com Dragon Ball e Pokémon. Porém, quando velho, eu tentei reassistí-lo e em poucos episódios eu não aguentei e parei. E durante um bom tempo, eu passei a ver Cavaleiros como uma história que é ruim, mas que tem muitos bons conceitos com um visual muito irado. Em partes isso é verdade, mas fui então ler o mangá e minha visão mudou sobre a obra.

Informações e Sinopse

Os Cavaleiros do Zodíaco, ou no original Saint Seiya é um mangá shounen, escrito e ilustrada por Masami Kurumada, lançado em 1985 e finalizado em 1990. O enredo conta a história de um órfão chamado Seiya, que acaba sendo forçado a ir ao Santuário na Grécia para lutar pela Armadura de Bronze de Pégaso, para assim poder encontrar sua irmã, que estava desaparecida. Surgem então vários problemas em meio a isso e posteriormente, ele se junta com outros cavaleiros de bronze para lutar por Atena.

Sobre Cavaleiros do Zodíaco

Como eu disse, minha volta aos Cavaleiros do Zodíaco foi pelo mangá e fiquei bem impressionado com o quão direto e objetivo é a narrativa dele, que é totalmente diferente do anime. No mangá as coisas simplesmente acontecem e seguem, sem muitos diálogos bobos repetitivos e aquela enrolação extremamente dramática. Não entendam errado, ainda existem muitos diálogos bobos e bastante dramalhão, só que a trama não para o tempo todo e ficando só nisso como é no anime.

E falando em dramalhão, a verdade é que Cavaleiros do Zodíaco é uma grande novela. Antes de ser uma história de ação e aventura com lutas, ele é um novelão com personagens vestidos de armadura com várias partes do corpo expostas. Até porque, na questão artística e coreográfica, a maioria das lutas são muitos fracas e também porque todas elas seguem o mesmo roteiro de “o herói vai a luta e toma uma surra. Então levanta, vai a luta de novo e toma uma surra de novo. Até que ele finalmente, levanta, vai a luta mais uma vez e ganha”. Apesar disso, algumas delas são legais no peso dramático e também por ser uma galera usando armaduras com designs maneiríssimos.

Que fique bem claro, tudo que será escrito aqui tem como base a história do mangá. Existem algumas mudanças nas adaptações para o anime, mas eu não tenho base para falar sobre elas. Dito isso, vamos começar.

SAGA DO SANTUÁRIO

Arco Guerra Galáctica

A primeira saga se inicia no arco da Guerra Galáctica, que começa no Santuário de Atena na Grécia, onde o japonês Seiya acaba derrotando o Cassios e garantindo a armadura de bronze de Pégaso para si. Ele então volta ao Japão para encontrar sua irmã mais velha que estava desaparecida, Seika. Chegando lá ele descobre que vai ter que participar de um torneio organizado por Saori Kido, chamado de Guerra Galáctica, onde o lutadores são os outros cavaleiros de bronze e o vencedor receberia a Armadura de Ouro de Sagitário.

O Seiya se recusa a participar, até porque ele está pouco se importado com essa luta por Atena, mas faz um trato com Saori, para que se ele vencesse o torneio, ela o ajudaria a achar sua irmã. Neste torneio nós conhecemos os outros protagonistas da história, Shun de Andrômeda, Shiryu de Dragão e Hyoga de Cisne. Porém o torneio é interrompido por quatro cavaleiros negros liderados pelo Cavaleiro de Fênix, Ikki (Irmão de Shun) que rouba as partes da Armadura de Sagitário e busca matar todos relacionados ao treinamento forçado que ele teve.

Hyoga de Cisne, Ikki de Fênix, Seiya de Pégaso, Shiryu de dragão e Shun de Andrômeda

Nessa parte descobrimos que todos os cavaleiros de bronze foram forçados a lutar por suas armaduras e que todos eles são irmãos de mães diferentes. O pais deles foi um milionário chamado, Mitsumasa Kido, que era avô de Saori. No passado, ele acidentalmente encontrou o Cavaleiro de Sagitário, Aioros, quase morto. E ele lhe contou tudo sobre os cavaleiros, o santuário e também lhe entregou a Armadura de Sagitário e um bebê, que é a reencarnação de Atena, que ele batizou como Saori Kido. Então ele enviou todos seus 100 filhos órfãos ao redor do mundo para serem treinados como Cavaleiros de Bronze. Primero: Por qual motivo ele tem 100 filhos? Não faço ideia. Segundo: Por qual razão seus filhos biológicos são órfãos? Também não sei, ele somente é o pior pai do mundo. Toda essa parte é horrível, porque nada faz sentido. Mas vamos tentar ignorar, já que essa certamente é a pior coisa de todo o mangá.

Ikki e os Cavaleiros Negros são derrotados, mas logo após isso os Cavaleiros de Bronze são atacados pelos Cavaleiros de Prata, que foram enviados para matá-los por ordens do Grande Mestre do Santuário. Ele é quem comanda os Cavaleiros de Atena e governa o Santuário, quando deusa Atena não se encontra reencarnada ou é jovem demais para exercer tais funções de liderança. Em meio a luta, os Cavaleiros de Bronze descobrem que a Saori é a reencarnação de Atena e que o Grande Mestre tentou matá-la quando bebê, mas Aioros de Sagitário a salva e vem toda aquela história do Mitsumasa Kido. O heróis derrotam os Cavaleiros de Prata e retornam com a armadura de Sagitário para Saori, mas ela é capturada e levada até o Santuário. Os protagonistas vão até ela, mas ao chegar lá, Saori acaba sendo atingida por uma flecha especial no coração.

Doze Casas do Zodíaco

Arco Batalha das Doze Casas

Para salvar Atena, Seiya e os outros Cavaleiros de Bronze ir até o Salão do Grande Mestre para que ele retire a flecha antes que acabem as doze horas. Mas para chegar lá, eles precisam atravessar as Doze Casas do Zodíaco, tendo que derrotar os doze Cavaleiros de Ouro, os mais poderosos de todos os cavaleiros.

Apesar desse ser o grande momento de todo o Cavaleiros do Zodiaco, eu não vou ficar escrevendo sobre cada uma das lutas, pois são muitas. Eu vou tentar resumir rapidamente o ciclo deles até o final:

  • Na primeira casa, eles se encontram com Mu de Áries. Eles não lutam e suas armaduras são curadas.
  • Na segunda casa, eles se encontram com Aldebaran de Touro. Que os deixam passar após Seiya cortar um chifre de sua armadura.
  • Na terceira casa, eles separam em grupos. Shiryu e Seiya avançam, enquanto o Cavaleiro de Gêmeos aparece para Hyoga e Shun. Ele manda Hyoga para a Casa de Libra, onde encontra seu mestre Camus de Aquário, que o congela. Shun derrota o Cavaleiro de Gêmeos que some e deixa apenas a Armadura de Ouro.
  • Na quarta casa, eles se encontram com Máscara da Morte de Câncer. Seiya avança, enquanto Shiryu fica para lutar contra ele e o mata.
  • Na quinta casa, Seiya encontra com Aiolia de Leão, que tem sua mente controlada pelo Grande Mestre. Aiolia vai para cima de Seiya, mas Cassios, que estava próximo ao Santuário, aparece e se mata na frente dele, anulando assim o controle mental.
  • Na sexta casa, eles se encontram com Shaka de Virgem. Ikki aparece e luta contra Shaka que termina com ambos se explodindo. Aqui acontece a possivelmente melhor luta de todo o mangá.
Shaka vs Ikki
  • Na sétima casa, eles chegam a casa de Libra e se encontram com o Hyoga congelado e a Armadura de Libra. Shiryu liberta Hyoga e Shun fica para cuidar dele.
  • Na oitava casa, eles se encontram com Milo de Escorpião. Milo derrota Seiya e Shiryu, mas Hyoga aparece com Shun nos braços. Milo derrota Hyoga que mesmo quase morto não desiste. Milo fica comovido com a perseverança de Hyoga, salva-o e deixa-o passar.
  • Na nona casa, eles se encontram a Armadura de Sagitário, que atira uma flecha revelando o testamento de Aiolos, que diz: “Jovens guerreiros, eu lhes confio Atena”.
  • Na décima casa, eles se encontram com Shura de Capricórnio, que revela ser quem matou Aiolos há treze anos. Shiryu fica para lutar com ele e o derrota.
  • Na décima primeira casa, eles se encontram com Camus de Aquário e Hyoga fica para lutar com Camus. Ao final do combate, ambos atacam juntos e tombam.
  • Na décima segunda casa, eles se encontram com Afrodite de Peixes, o mais belo dentre os cavaleiros. Shun fica para lutar com Afrodite, enquanto Seiya cai desmaiado por conta das rosas envenenadas. Shun mata Afrodite.

Seiya finalmente chega ao Salão do Grande Mestre, que diz que não pode retirar a flecha, mas que Seiya pode salvá-la se ele pegar o escudo da Estátua de Atena no Templo dela e colocá-lo na direção de Saori. Neste momento, a aparência e a personalidade do Grande Mestre mudam e ele revela ser Saga, o Cavaleiro de Ouro de Gêmeos. Descobrimos então que ele é quem matou o verdadeiro Grande Mestre há treze anos, por ele ter preferido Aiolos como seu sucessor. Saga então tentou matar Atena para dominar o mundo, mas acabou sendo impedido por Aiolos.

Cavaleiro de Gêmeos estava prestes a matar Seiya até que Ikki aparece o atacando. Seiya se dirige ao Templo de Atena, enquanto Ikki luta contra Saga, até que ele derrota o Cavaleiro de Fénix. Seiya ataca Saga com o Cometa de Pégaso, e com o escudo de Atena salva Saori no último instante. A personalidade boa de Saga emerge e começa a perturbá-lo tanto, que ele se mata pedindo perdão a Atena. Ao final, Mu revela que Saga talvez fosse o que mais sofreu na batalha, pois por ser o cavaleiro da constelação de Gêmeos, ele foi atormentado pela face do bem e a do mal. E durante o tempo em que esteve como Grande Mestre, o lado mal era o dominante.

Afrodite, Máscara da Morte, Shura, Camus, Saga, Shaka, Mu, Milo, Aldebaran, Aiolia, Aiolos, Dohko.

Essa saga é a mais lembrada por todos os fãs de Cavaleiros e é compreensível. Primeiro porque foi a parte do anime mais reprisada na TV durante os anos 1990 e 2000 e segundo porque ela tem toda uma corrida contra o tempo, os Cavaleiros de Ouro, tem a relação com os signos, etc. Mas apesar de ser bem legal, ela está longe de ser perfeita. Pois ela começa bem com a Guerra Galáctica, aí tem uma queda com os Cavaleiros Negros e de Prata, e depois melhora muito com a Batalha das Doze Casas. Isso tudo, é claro, na minha opinião.

Vale Ler?

Sobre a saga no anime, eu não posso falar muito, pois vi há muito tempo e não tenho tantas lembranças, exceto o fato de que é muito lento e enrolado. Já sobre o mangá, eu recomendo bastante que você o leia. Não só porque que ele é legal e tem vários conceitos muito irados, mas também para você entender mais sobre como eram as histórias e as narrativas do passado e assim conhecer um pouco mais de uma obra que é uma das mais marcantes para a história do mangá. A próxima saga é talvez a mais fraca de Cavaleiros, mas ainda é bacaninha. Vale a pena continuar até porque depois dela, a última saga é excelente.

Compartilhe a publicação:

Tempo Livre

Redator

Blog que criei no meu Tempo Livre para que nos meus tempos livres, eu escrevesse sobre coisas que gosto quando tenho tempo livre.

Adicione um comentário:

Leia Também:

Sobre

Blog que criei no meu Tempo Livre para que nos meus tempos livres, eu escrevesse sobre coisas que gosto quando tenho tempo livre.

Publicações Recentes

Sobre

Blog que criei no meu Tempo Livre para que nos meus tempos livres, eu escrevesse sobre coisas que gosto quando tenho tempo livre.

Publicações Recentes

  • All Post
  • Animes
  • DC
  • Filmes
  • Jogos
  • Livros
  • Mangás
  • Quadrinhos
  • Séries

Copyright © 2024 Tempo Livre. All Rights Reserved.

Copyright © 2024 Tempo Livre. All Rights Reserved.