Quando pensei em qual anime escolher para escrever primeiro por aqui no Tempo Livre, me surgiram vários nomes, mas sinto que começar com Digimon Adventure seria o ideal. Foi um anime que eu adorava ver na minha infância e depois de assisti-lo quando mais velho, percebi que ele era muito mais profundo do que eu lembrava. E a partir dele passei a consumir mais desse universo, seja em anime, jogos, mangás, entre outros. Ainda pretendo escrever bastantes sobre os nossos queridos monstros digitais, mas acho que nenhuma vai ser com tanto amor e vontade como Digimon Adventure. É o meu anime infantil preferido e, vamos ser sinceros, é o melhor anime infantil de todos os tempos!!!
Informações e Sinopse
Todos sabemos o que é, mas explicando: Digimon é a abreviação de ‘Monstros Digitais’, que são criaturas que habitam no Digimundo, um universo paralelo que se originou das redes de computadores da Terra. E em 1999, a franquia ganhou o seu primeiro anime, chamado de ‘Digimon Adventure’. O anime foi criado por Akiyoshi Hongo, que é um pseudônimo dos três principais nomes no desenvolvimento de Digimon: Aki Maita, um dos criadores do Tamagotchi, Hiroshi Izawa, o autor do primeiro mangá da franquia ‘Digimon Adventure: V-Tamer 01’ e Takeichi Hongo, o diretor de marketing da Bandai.
Na história, sete crianças vão para um acampamento de verão, quando recebem um aparelho desconhecido, chamado Digivice, e então são transportadas para o Digimundo. Lá, eles encontram criaturas estranhas que se autodenominam Digimon e descobrem que são os digiescolhidos. Então, eles partem na busca de encontrar o caminho de volta para casa e também de descobrirem o motivo pelo qual foram levadas até lá.
Aparentemente é só um isekai infantil, mas na verdade tem muito mais além disso. Pois em Digimon, tudo é muito mais bem trabalhado do que na maioria dos animes e outras histórias infantis por aí. Desde o universo e suas regras, até os personagens principais com suas personalidades individuais, seus medos e inseguranças, seus desejos e sonhos, suas dificuldades e capacidades, etc. E sim, tudo com muita ênfase nos protagonistas, pois eles são crianças, que apesar de serem muito bem desenvolvidas, ainda são simples e ingênuas em um mundo completamente diferente e perigoso.
Digimon Adventure 0
Antes de começar o anime é altamente recomendável que você assista a um curto filme de 20 minutos, (ou episódio 0, como é mais conhecido), coincidentemente chamado de ‘Digimon Adventure’, que é um prólogo para tudo que acontece no anime. Nele vemos uma criatura nascendo de um ovo que surge de uma tela de um computador e que logo depois se transforma em um tipo de dinossauro. E então, um segundo ovo surge e vira uma criatura parecida com um pássaro. As duas criaturas lutam e várias crianças testemunham ao combate dos monstros. No final o dinossauro sai vitorioso e as duas criaturas desaparecem.
E agora saiba que antes de continuar o texto, terão spoilers do anime inteiro daqui até o final. Então, se você se incomoda muito com isso, eu recomendo que você assista ao anime, o quanto antes. É claro, tendo em mente que apesar de muito bom, ele ainda é infantil e foi feito em 1999. Mas é claro, se você ainda assim quiser continuar o texto, okay. Vamos lá!
Personagens e Digievolucões
Beleza, mas quem são esses oito digiescolhidos e seus digimons? Peraí, talvez você esteja se perguntando porque são oito crianças, se lá no início eu disse que eram sete. Bom, isso acontece pois há uma última digiescolhida que entra no grupo depois. Isso de fato é um pequeno spoiler que o próprio anime nos dá antes do momento, por conta da segunda abertura. Dito tudo isso, eu fiz uma imagem abaixo com os nomes de todos os protagonistas e seus parceiros:
Desde as suas primeiras aparições, Digimon Adventure apresenta muito bem cada um dos seus personagens, já deixando claro como cada um age e reage as situações de acordo com as suas personalidades. Taichi, que é irmão mais velho de Hikari, é o mais corajoso, porém o mais precipitado nas decisões; Yamato, que é o irmão mais velho de Takeru, é o mais calmo, porém o mais distante dos outros; Sora é a que mais se importa com os outros, porém é a que menos se importa consigo mesma; Izumi é o mais lógico e mais inteligente, porém é o que mais tem dificuldades para compreender os outros; Mimi é a mais pura, porém a mais egoísta; Jou é o mais velho, porém é o mais inseguro; Takeru e Hikari são os mais novos e os mais gentis, porém os mais inocentes.
E temos é claro, o que faz o anime ser o que é, que são obviamente os Digimons e todo o conceito de digievolução. De forma resumida, a digievolução é quando o digimon recebe uma grande quantidade de dados, que faz com que eles passem por uma transformação, em que normalmente ficam maiores e mais poderosos. Fiz uma imagem abaixo para ilustrar:
Caso um Agumon viva em seu habitat natural e esteja sempre bem, tranquilo e positivo, ele normalmente se digivolve em um Greymon. Mas ainda existem muitas outras especificidades que podem alterar uma linha evolutiva, como ambiente, clima, humor, personalidade, etc. Por exemplo, caso um Agumon viva um lugar com muita neve e frio, por questão de adaptação ele pode se digivolver em um SnowAgumon. Assim como se ele estiver com muitos sentimentos negativos, ou corrompido, ele pode se tornar um BlackAgumon. No próprio anime, nós vemos o Greymon se transformar em um SkullGreymon, quando o Taichi o coloca sobre muita pressão negativa.
Apesar de ter uma história muito bem contada através dos ótimos personagens. O anime é bem episódico e vai seguindo uma fórmula que se repete em boa parte dos capítulos, que é de chegar em um lugar, encontrar um inimigo diferente, perder ou fugir dele, e depois derrotá-lo. E entre esses momentos, o anime vai desenvolvendo alguma parte da trama, ou do universo, ou dos personagens. Mas mesmo sendo bem episódico, ele tem quatro arcos muito bem definidos e cada um deles vão se interligando de uma maneira bem fluida.
Também queria falar rapidamente sobre a trilha sonora do anime, que é maravilhosa. Tanto as músicas nos momentos de tensão, drama e suspense, quanto de comédia, felicidade e emoção. Ainda conta com excelentes músicas de Kōji Wada, sendo a marcante abertura “Butter Fly” e a linda “Seven”, os encerramentos de Ai Maeda, “I Wish” e “Keep on”, além de claro, a música simplesmente perfeita das digievoluções e de momentos emocionantes, “Brave Heart” do Ayumi Miyazaki.
Arco Ilha Arquivo
Aqui somos apresentados aos protagonistas, aos seus parceiros Digimons, ao Digimundo, mas nada é muito bem explicado ainda. Nele Devimon, o primeiro grande vilão, busca propagar seu poder de escuridão para além da Ilha Arquivo usando suas engrenagens negras, que tornam outros Digimons descontrolados e violentos. As duplas principais passam por vários tipos de obstáculos, que fazem com que todos, exceto Takeru e Patamon, cheguem a fase Champion. São ela: Agumon para Greymon, Gabumon para Garurumon, Pyiomon, para Birdramon, Tentomon para Kabuterimon, Palmon para Togemon e Gomamon para Ikkakumon. Eles conhecem vários aliados como Meramon, Andromon, Monzaemon e Leomon. Depois de nossos heróis superarem e purificarem vários digimons alojados com as engrenagens negras, Devilmon percebe que ele tem que resolver isso pessoalmente.
Os heróis vão até uma mansão, que é uma armadilha do Devimon, que divide eles em 4 grupos:
- O primeiro é formado por Taichi e Yamato, os líderes com visões diferentes, sendo um impulsivo e emocional, e o outro mais cauteloso e racional, que vão a Freeze Land, uma zona de gelo e neve, onde acabam brigando, mas terminam se entendendo;
- O segundo é formado Izumi e Mimi, onde um é brilhante, mas só vê as coisa de forma lógica sem entender muito os sentimentos dos outros e a outra que não é tão inteligente, mas sabe lidar com pessoas. Lá eles se unem para escaparem das ruinas de um labirinto;
- O terceiro é formado por Jou e Sora, um que é medroso e que sente a responsabilidade de ser o líder e uma que faz de todo o possível para ajudar e dar confiança seus amigos. Eles chegam ao Cemitério Overdell, lugar de residência dos fantasmas, e que apesar de estarem com medo, eles derrotam os Bakemons;
- E o quarto grupo é formado por somente a dupla Takeru e Patamon, que chegam à Cidade do Princípio, lugar onde vivem apenas bebês renascidos e Elecmon, o guardião do local. Por conta de um mal entendido os digimons brigam, mas Takeru faz eles se resolverem. Em meio a tudo isso, ele diz que: “entre amigos, as discussões acontecem e se resolvem, mas que quando são adultos é diferente” (Remetendo ao divórcio dos pais dele).
Eles se reencontram e chegam a batalha final. Devimon derrota todos os Digimons na fase Champion, até que o momento mais emocionante da história dos animes acontece. Takeru consegue fazer com que Patamon se digivolva para o grandioso Angemon, que juntos dos poderes de seus amigos, derrota Devimon, mas se sacrifica no processo, tendo que renascer como uma Digitama.
Arco Continente Server
Logo de início conhecemos Gennai, um aliado que ajuda os protagonistas os guiando a seus objetivos. Ele diz que os heróis devem ir ao continente Server em busca dos brasões, objetos que potencializa os sentimentos de cada digiescolhido, e que só assim poderão digivolver para um nível acima. Com a ajuda de Whamon, eles conseguem atravessar o oceano e quando chegam lá, Etemon, o segundo grande vilão, aparece para tentar atrapalhar os heróis. Cada um consegue achar achar seus respectivos brasões das formas mais fáceis e inusitadas possíveis. Chega a ser bobo de tão simples. Tudo bem que é um anime infantil e eles são os escolhidos, mas isso poderia ser melhor executado. Os brasões de cada um são: Taichi (Coragem), Yamato (Amizade), Sora (Amor), Izumi (Sabedoria), Mimi (Sinceridade), Jou (Confiança) e Takeru (Esperança). Nesse arco eles passam por um treinamento de Piximon e também é aqui temos o momento em que Greymon se transformar em um SkullGreymon, quando Taichi exagera no tratamento dele com seu parceiro. Aprendendo com seus erros, dessa vez Taichi consegue fazer a digievolução correta do Greymon para Metal Greymon e assim derrotar Etemon. Porém a dupla acaba sendo puxada por um buraco dimensional que se abre para o mundo real.
Arco Tóquio
Inicia-se então, a primeira parte do arco de ‘Tóquio’ assim que chegamos ao episódio 21 (que tão tem uma produção tão absurda que parece um filme), onde Taichi e Koromom chegam a Japão no exato mesmo momento em que os personagens foram ao acampamento de verão. Neste momento conhecemos a Hikari, irmã mais nova de Taichi, que não pode ir acampamento, pois estava doente no dia. Mas algumas horas depois, eles logo voltam ao Digimundo e descobrem que eles passaram messes fora, pois no universo digital o tempo passa muito mais rápido que no mundo real. Além de que nesse período, seus amigos estão separados, por conta do DemiDevimon, um servo de Myotismon, o terceito grande vilão, e então Taichi e Agumon vão até cada um deles. Nesse meio tempo, Garurumon se digivolva para WereGarurumon, Kabuterimon se digivolva para AtlurKabuterimon e Birdramon se digivolva para Garudamon. Gennai então avisa que há uma nova criança digiescolhida no Japão e então Myotismon vai atrás dela para matá-la, pois há uma profecia que diz que a oitava escolhida irá destruí-lo. Para salvá-la, os sete heróis vão até o Castelo das Trevas e são atrasados por Tailmon, uma serva de Myotismon, mas ainda assim conseguem voltam ao mundo real.
Começa-se então a segunda parte do arco de ‘Tóquio’, em que os protagonistas relembram da cidade em que viviam há quatro anos antes, mas que se mudaram depois de um ataque terrorista (Que na verdade eram os acontecimentos do episódio 0). Depois disso os heróis voltam para as suas casas e neste momento o anime brilha bastante, pois ele desenvolve, de forma muito madura, o relacionamento que os personagens tem com seus familiares e o quanto essas relações afetaram a vida de cada um deles. Como por exemplo, a forma como o Yamato e o Takeru tiveram que lidar com o divórcio dos pais, ou a Sora que tem dificuldades para entender sua mãe, além de Izumi, que tem pais adotivos e a forma como isso se desenvolve é linda. Cada um dos protagonistas tem suas dificuldades e as crianças que assistem podem acabar se identificando com algum deles, pois são problemas reais da vida.
É então revelada que a oitava criança é a Hikari Yagami e que sua parceira é a Tailmon. Entramos então no flashback da digimon, que ainda como Nyaromon ficou esperando tanto tempo pela chegada de algo que ainda não sabia o que era, que naturalmente se digivolveu para Plotmon e posteriormente para Tailmon. Nesse meio tempo ela se encontrou com Myotismon, que a torturava por conta da Luz de seus olhos e a fez ser umas de suas servas. Seu sofrimento amenizou quando se encontrou com Wizardmon e por conta deles compreenderem a dor do outro, se tornaram amigos. Saindo do flashback, Wizardmon insiste para que Tailmon e Hikari se encontrem pela primeira vez.
Myotismon cobre a cidade com uma barreira de névoa e vários Digimons malignos perambulam pelas ruas, capturando as famílias.
Mimi faz com que Togemon se digivolva para Lilimon e junto de Sora conseguem libertar os reféns. Jou faz com que Ikkakumon se digivolva para Zudomone, que derrota um Mega Seadramon. Os heróis se juntam para lutar contra Myotismon, mas não conseguem vence-lo. Wizardmon se sacrifica para salvar a vida de Tailmon e Hikari, que faz com se digivolva para Angewomon. Que aparentemente derrota o vilão, porém por causa da antiga profecia, Myotismon retorna como VenonMyotismon.
A profecia diz que:
“O céu será escurecido pelas asas de muitos morcegos
As pessoas caídas invocarão o nome do Rei Digimon morto-vivo
E quando o relógio marcar a Hora da Besta, o Rei Morto-vivo se revelará em sua verdadeira forma, como a Besta
Então, os anjos atirarão flechas de Esperança e Luz nos entes queridos daqueles que eles foram enviados para proteger e um milagre acontecerá”
Chega o momento da verdadeira luta final contra VenomMyotismon. O heróis conseguem desvendar a profecia, fazendo com que Hikari e Takeru determinem que Angewomon e Angemon atirem suas flechas em Taichi e Yamato. Com isso o milagre acontece, fazendo com que Agumon e Gabumon consigam Mega digivolver para WarGreymon e MetalGarurumon, respectivamente. A dupla consegue derrotar VenomMyotismon, com a ajuda e união de todos os digiescolhidos. Mas eles nem tiveram muito tempo para comemorar, pois de alguma forma, o Digimundo e algumas criatura começaram a aparecer nos céus da Terra, como se estivessem se fundindo. Sem entender a razão para isso acontecer, os heróis resolvem voltar ao mundo digital para tentar descobrir qual seria esse motivo, para assim tentarem salvar o mundo.
Arco dos Mestres das Trevas
O quarto e último arco, começa logo quando os DigiEscolhidos retornam ao Digimundo, que está um completo caos. E então eles são atacados pelos Mestre das Trevas, um grupo de Digimons de nível Mega formado por MetalSeadramon, Pinochimon, Mugendramon e Piemon. São eles agora quem comandam o Digimundo, tanto que transformaram-o em uma Montanha Espiral. Os protagonistas são facilmente derrotados até que Piximon aparece e os salvam, mas acaba tendo que se sacrificar para isso. Os heróis foram mandados para a praia, área de MetalSeaDramon, lá eles são derrotados, mas Whamon aparece e os salva. Eles os despistam e Izzy descobre que WarGreymon possui as ‘Destruidoras de Dramon’ que são láminas de seus braços que são fortes contra qualquer tipo de Digimon do sufixo ‘Dramon’. Logo depois as crianças voltam a lutar novamente, na batalha Whamon é morto em combate, mas dessa vez eles vencem MetalSeadramon com o WarGreymon a destruindo.
Indo para as florestas, o próximo inimigo é Pinochimon, que separa as crianças e escolhe Takeru para brincar. Mas ele é esperto e consegue escapar e fica fora de perigo. Yamato percebendo que seu irmão cresceu e não precisa dele, se separa do grupo. Jyureimon, um servo de Pinocchimon, manipula Yamato para o fazer acreditar que deve derrotar Taichi. Eles se encontram e começam a brigar, Taichi contra Yamato e WarGreymon Contra MetalGarurumon.
Em meio à luta deles, Hikari é possuída por uma luz para ser um tipo de porta-voz da que se autointitula como “Aquela que traz a paz ao Digimundo”. Que apesar de não ter o nome sendo dito no anime, essa entidade digital se chama “Homeostasis”. Ela explica, que foram eles quem criaram as digitamas, os digivices e o os brasões especificamente para cada uma das crianças que tiveram os dados coletados durante a luta dos digimons lá no episódio 0. Também conta que o laboratório deles foi invadido pelo exército de Piemon, que em meio a perseguição fez com que a digitama de Tailmon se separasse do resto, e por conta disso eles apressaram a vinda dos digiescolhidos.
Voltando ao momento em que estavam, Yamato se separa do grupo para se entender melhor sozinho. Mimi e Jou também se separam e encontram com MetalEtemon. Eles eles o derrotam, com ajudam SaberLeomon, que acaba sendo morto na batalha. Pinocchimon luta contras as crianças que ainda estão unidas, até que MetalGarurumon aparece e o derrota.
Chegando próximo a uma cidade, Hikari desmaia por uma gripe. Taichi e Izumi vão até a cidade do comando de Mugendramon para buscar o remédio, mas o Exército do Império de Metal os atacam. Eles conseguem fugir, porém Mugendramon ordena um bombardeio a cidade inteira. Hikari, Sora e Takeru escapam e se encontram com Taichi e Izumi mas logo se separam novamente, pois Mugendramon aparece os lançam até o subterrâneo da cidade. Lá eles encontram um WaruMonzaemon escravizando vários Numemons, mas a Luz de Hikari aparece e dá poder para que os digiescolhidos se reencontrem e que WarGreymon derrote Mugendramon.
O grupo de Taichi chega ao topo da Montanha Espiral, lá eles encontram LadyDevimon, uma serva de Piemon. Angewomon e AtlurKabuterimon lutam contra ela e enquanto isso Sora e Takeru vão buscar os outros. Após ser derrotada, Piemon surge e WarGreymon sozinho tenta o segurar, até a chegada dos outros. Um pouco longe dali, Jou se separa de Mimi para encontrar Yamato, enquanto ela vai até a Montanha Espiral. Na busca para se encontrar, Yamato se afunda na caverna das trevas, que são grutas escuras e sem fim que fazem aflorar as inseguranças e preocupações somente de quem é atraído por elas. Com a ajuda de Gabumon, Yamato se liberta das trevas e se encontra com Jou e Takeru, porém Sora também se afunda nas cavernas. Yamato e Jou ajudam-na a se libertar das trevas e então retornam ao topo da Monatanha para ajudar WarGreymon. Piemon consegue derrotar todos os DigiEscolhidos e seus digimons que ali estavam, exceto Takeru, Patamon e Hikari. Neste momento a última esperança surge e Takeru consegue fazer Angemon se digivolver para HolyAngemon, que salva a todos e derrota Piemon, o jogando no “Portal do Destino”, que é um tipo de outra dimensão. Depois de aparentemente tudo resolvido, Mimi chega ao topo da montanha. Porém eles foram surpreendidos por Gennai dizendo que na verdade, os Mestres das Trevas eram somente um subproduto do grande mal de verdade.
As crianças caem nas Trevas sem fim e Gennai os conta que a profecia das ruínas antigas dizia que as trevas atravessaram a Parede de Fogo e distorceram o espaço e o tempo do Digimundo (Isso é literalmente um vírus passando pelo Firewall e invadindo o computador). Para isso, os Digiescolhidos tiveram que ser chamados para derrotarem o mal, dando a entender que houveram outros antes desses. Então finalmente o verdadeiro inimigo final surge, Apocalymon, um ser misterioso que dirige a si mesmo no plural, pois ele é uma união feita de vários Digimons que foram destruídos por não conseguirem evoluir no processo natural. Assim como na teoria evolucionista de Darwin, no Digimundo os Digimons não consegue pregredir, caso não conseguam se adaptar a novos tipos de ambientes e nem conviver com outros tipos de espécies. Muitos deles morreram por estarem sozinhos, já que não tiveram alguém que lhe dessem amor, amizade, esperança, entre outros sentimentos. Ele diz: “Nós somos o agregado de tristezas e odiosos pensamentos ressentidos dos Digimons que desapareceram no processo de evolução”.
Apocalymon faz com que todos os digimons retornem a sua forma criança, então ele destroi os brasões de cada digiescolhidos e depois fragmenta o corpo de cada uma delas em dados digitais. Sem poderem fazer nada já que estavam sem suas formas físicas, eles estavam perdendo as esperanças, mas depois de perceberem tudo o que conseguiram fazer até aqui, perceberam que na verdade eles precisaram de fato de seus dos brasões para lutares, só precisam dos seus sentimentos. E com suas emoções sendo elevadas, cada digimon digievolui para seus níveis mais poderosos e todos eles voltam as suas formas para enfim lutarem contra Apocalymon. No combate, Zudomon, Lilimon, Angewomon, HolyAngemon, Garudamon e AtlurKabuterimon destruindo as armas de Apocalymon, assim abrindo espaço para que WarGreymon e MetalGarurumon possam destruí-lo. Assim tanto o Digimundo, quanto o Mundo real são salvos.
Os digiescolhidos optam por continuar no digimundo até o fim das férias de verão, já que o tempo no mundo digita é muito mais rápido que no mundo real. Porém, com a derrota de Apocalymon, o Digimundo foi completamente refeito, fazendo com que o tempo deles agora fique sincronizado com o tempo do mundo real. Além disso, como as crianças não são digimons, pode ser que o Digimundo os reconheçam como algo de fora e acabem os deletando como uma medida de segurança. Chegamos então a emocionante despedida de cada uma das crianças com seus parceiros digimons. E assim terminamos Digimon Adventure!
Vale Assistir?
Concluindo aqui, acho que nem preciso dizer que recomendo e que vale muito a pena assistir, né? Esse anime é muito especial para mim e parece que quanto mais vezes eu reassisto, ou paro para sobre, melhor ele fica. Sempre tem uma camada a mais que engrandece a história, ou os personagens, ou o universo. Ainda me impressiono em como esse anime não é só um produto para vender brinquedo, ou para ser propaganda de um jogo. Ele funciona como uma história única, não atrelada a uma franquia de produtos e isso é algo raro de se ver. Na teoria, o anime era só para vermos monstrinhos legais lutando e evoluindo, mas acaba que ele desenvolve toda uma relação das crianças com seus os pais. Tem muita história mais adulta, ou melhor dizendo, mais madura por aí, que não fazem o que essa simples história infantil faz. E certamente ainda tinham muito mais coisas que eu poderia abordar aqui, mas optei por fazer um resumo geral dessa forma, até para deixar algumas outras informações para quando eu escrever sobre outra coisa de Digimon. E reafirmo o que escrevi no início, “Digimon Adventure é o melhor anime infantil de todos os tempos!!!”. Poucas vezes eu tive tanta certeza de algo, como tenho deste fato.