João e Maria

Hänsel und Gretel, ou João e Maria, como é chamado aqui no Brasil, é um conto conhecido por todos, desde crianças a adultos. É a clássica história de dois irmãos que são deixados pelos pais na floresta, encontram uma cabana de doces, onde mora uma bruxa. Que alimenta as crianças para que quando elas estiverem cheias, a bruxa iria comê-las. Basicamente esse é o resumo do conto clássico dos irmãos Grimm, mas essa história não é deles, é a do Neil Gaiman.

Por dentro da obscuridade de Neil Gaiman

Neil Gaiman é muito conhecido por sua escrita bem conduzida e tranquila de se ler, e que agrada quase todo tipo de leitor, não foi diferente nessa sua releitura do conto clássico de João e Maria. Nessa história, temos um casal que vivia às margens de uma grande floresta, onde tiveram dois filhos, um menino e uma menina, e lá eles, apesar de serem bem pobres, viviam muito bem pois eram bons tempos. Porém a guerra veio, e junto com ela vieram os soldados, as queimas, a morte e também a fome, e então tudo mudou.

Todo esse início é muito bem contado pelo Neil Gaiman, que não se alongou nas explicações e desenvolveu muito bem a situação e os personagens. E falando um pouco de cada um, nessa história tempos: o lenhador, que é o pai das crianças. Um senhor humilde e de bom coração que trabalha para sustentar a família; a mãe, uma pessoa meio amarga que não sabia muito bem como lidar com a situação do pós-guerra; Maria, a primeira filha do casal; e João, o segundo filho do casal.

Ao longo do conto a gente vê a mãe querendo deixar os filhos na floresta, para que ela e o lenhador não morressem de fome, pois é mais fácil alimentar duas bocas, do que quatro. O pai mesmo que relutante, faz o que ela pede e as duas crianças são deixadas na floresta. Lá eles encontram uma cabana de doces, onde mora uma velha senhora muito amigável. Ela além de alimentá-los, ainda os deixam dormir com roupas de cama muito confortáveis. Claro que era um grande de um teatro por parte da velha senhora, ela só queria que eles ficassem mais cheios para comê-los.

E como termina a história? Só lendo para saber.

Essa história, por mais parecida que seja com quase todas outras várias versões já antes contadas, é um pouco mais sombria, mas ainda é um conto infantil. O objetivo do Neil Gaiman, era contar uma história sombria para crianças e ele conseguiu, mas não sozinho, pois no livro, há ilustrações do desenhista italiano Lorenzo Mattotti. Entre uma virada de página e outra, vemos desenhos totalmente escuros, com poucos detalhes da cena, mas que ao mesmo tempo demonstram muito bem o que está acontecendo. A arte do Lorenzo, casou perfeitamente com a escrita do Neil Gaiman.

E para finalizar, os dois autores deram uma entrevista sobre o livro, onde nela o Neil Gaiman diz que essa história mudou muito a cabeça dele quando criança, pois foi a primeira vez que ele percebeu que existe o canibalismo e isso foi chocante para ele, até porque era uma história infantil. Desde então, ele vê uma importância muito grande de que as crianças precisam conhecer histórias sombrias, e precisam aprender a lidar com elas. “Se você for protegido de coisas sombrias, você não terá nenhuma defesa quando elas aparecerem”. Então, a mensagem final é de que por mais difícil e obscura que seja a situação, se você tiver confiança, for inteligente e corajoso, você pode superar.

Compartilhe a publicação:

Tempo Livre

Redator

Blog que criei no meu Tempo Livre para que nos meus tempos livres, eu escrevesse sobre coisas que gosto quando tenho tempo livre.

Adicione um comentário:

Leia Também:

Sobre

Blog que criei no meu Tempo Livre para que nos meus tempos livres, eu escrevesse sobre coisas que gosto quando tenho tempo livre.

Publicações Recentes

Sobre

Blog que criei no meu Tempo Livre para que nos meus tempos livres, eu escrevesse sobre coisas que gosto quando tenho tempo livre.

Publicações Recentes

  • All Post
  • Animes
  • DC
  • Filmes
  • Jogos
  • Livros
  • Mangás
  • Quadrinhos
  • Séries

Copyright © 2024 Tempo Livre. All Rights Reserved.

Copyright © 2024 Tempo Livre. All Rights Reserved.