É sempre difícil de fazer de uma continuação de algo que foi bom, pois o público vai exigir algo melhor e não é sempre que isso vai acontecer. Pois o autor pode até fazer uma boa história, mas só o fato dela ser abaixo da primeira, já deixa os fãs meios decepcionados. Nesse caso, nós temos uma história que até que é legal, mas admito que esperava mais.
Após passarmos pela Saga do Santuário, conhecermos todos os Cavaleiros de Ouro e alguns de seus poderes, iremos para uma maior expansão do universo de Kurumada. Já conhecíamos a deusa Atena, agora é vez de conhecermos Poseidon.
Saga de Poseidon
a segunda saga, nós somos apresentados a Julian Solo, um jovem rico e belo que acabou de completar 16 anos. Em sua festa de aniversário, ele teve a honra de se encontrar com Saori. Em uma pouca conversa, ele já a pede em casamento (Sim, loucura), ela nega o pedido e ele fica incrédulo com a possibilidade de ser negado por alguém. Logo depois, descobrimos que Julian é a reencarnação do deus dos mares, Poseidon, e seu objetivo passa a ser alagar a Terra, assim como Deus fez na história de Noé no Velho Testamento. Com o seu poder, ele faz eventos catastróficos ocorrerem no mundo todo, como maremotos, chuvas torrenciais e nevascas. Depois de algumas tentativas falhas de capturar Atena, ela decide ir ao seu templo na tentativa de resolver a situação de maneira diplomática. Lá ela descobre que Poseidon é Julian e ele que Saori é Atena. Depois de algumas conversas, eles chegam a um acordo, Saori daria sua vida pela Terra. Julian a princípio concorda, mas logo depois a trai e a aprisiona no Grande Suporte Principal.
Após a derrota de Saga, o Mestre Ancião (Mestre do Shyriu e antigo Cavaleiro de Ouro de Libra) foi nomeado por Atena como o novo Grande Mestre do Santuário. Ele então envia os Cavaleiros de Bronze para resgatar Atena e mais tarde, também manda Kiki, discípulo de Mu de Áries, e Shaina de Ofiúco para levar as armas de Libra. O Mestre Ancião também proibiu que os Cavaleiros de Ouro deixassem o Santuário para lutar contra Poseidon e salvar Atena no Templo Submarino, pois ele já sabia que um inimigo maior estava por vir. Seiya, Hyoga, Shun e Shiryu chegam ao templo e enfrentam os Marinas, que são cavaleiros subordinados de Poseidon. Tétis, a comandante de Poseidon, diz que eles não poderão salvá-la sem destruir todos os pilares dos sete mares. Eles se dividem e cada um vai para um pilar diferente.
A divisão de cada Pilar com os Cavaleiro de Bronze foram:
- No Pilar Pacífico Norte, Seiya se encontra com Bian de Cavalo Marinho. Eles lutam e o Cavaleiro de Pégaso o derrota. Seiya usa toda sua força para destruir o pilar, mas não consegue até que Kiki aparece com as armas da armadura de Libra. Seiya destrói o pilar usando o Escudo de Libra.
- No Pacífico Sul, Shun se encontra com Io de Scylla. Eles lutam, o Cavaleiro de Andrômeda o derrota e depois destrói o pilar usando o Nunchaku de Libra.
- No Índico, Shyriu se encontra com Krishna de Chrysaor. Eles lutam, o Cavaleiro do Dragão o derrota e depois destrói o pilar usando a Espada de Libra.
- No Antártico, Hyoga se encontra com Camus de Aquário, seu mestre morto na batalha do Santuário. Logo depois chega Seiya, que se encontra com Marin e descobre que na verdade ela é sua irmã desaparecida, Seika. E então chega Shun, que vê Hyoga e Seiya derrotados no chão, até que aparece seu irmão, Ikki de Fênix. Ele ataca o Cavaleiro de Andrômeda, e então se revela ser Kasa de Lymnades, um Marina que pode tomar a aparência de outras pessoas (Ou seja, Camus, Marin e Ikki, eram falsos). Eles lutam, mas Shun acaba sendo derrotado. Porém, o verdadeiro e imortal Ikki de Fênix aparece, ele derrota o Marina de Lymnades e depois destrói o pilar usando o Tridente de Libra.
- No Ártico, Hyoga se encontra com Isaak de Kraken. Eles lutam, o Cavaleiro de Cisne o derrota e destrói o pilar usando a Tonfa de Libra.
- No Atlântico Sul, Shun se encontra com Sorento de Sirene. Eles lutam, o Cavaleiro de Andrômeda o derrota e depois destrói o pilar usando a Barra-Tripla de Libra.
- No Atlântico Norte, Ikki se encontra com Kanon de Dragão Marinho e irmão gêmeo de Saga, Cavaleiro de Ouro de Gêmeos. Ikki descobre que o responsável por esta guerra é Kanon que manipulou Julian a entrar em guerra contra Atena para satisfazer suas próprias ambições.
Há treze anos, Kanon sugeriu a Saga a matar Atena e o Grande Mestre. Por conta dessa audácia, o Cavaleiro de Gêmeos aprisionou seu irmão no cabo Sunion. Na prisão, Kanon encontrou (de forma muito conveniente) o Tridente de Poseidon e então descobriu a fortaleza submarina do deus dos mares. Ele o enganou se passando por Dragão Marinho, dizendo que Atena ressuscitou.
Ikki descobre que a localização da ânfora de Atena, que é a única coisa capaz de prender Poseidon. O Cavaleiro de Fênix diz que Kanon não morreu no Cabo Sunion, pois Atena o salvou diversas vezes, mas o Dragão Marinho se recusa a reconhecer a deusa como sua salvadora. Ikki lamenta o ponto de vista de Kanon e o deixa sozinho dizendo que sequer valia a pena lutar com alguém como ele.
No Grande Suporte Principal, Seiya luta contra Poseidon, mas não é páreo para o deus dos mares. Surge então a Armadura de Ouro de Sagitário e ele a veste, mas mesmo usando ela e com a ajuda de Shiryu, Hyoga, Shun e Shaina, eles ainda não são páreos Poseidon. Camus envia a armadura de Ouro de Aquário para o seu discípulo Hyoga, e Kiki entrega a armadura de Ouro de Libra para Shiryu, mesmo assim o poder de Poseidon é superior ao deles. Ikki chega ao local e tenta segurar Poseidon para que Seiya, Shiryu e Hyoga, possam usar juntos seus ataques combinados no suporte principal. Seiya salva Atena e ela consegue prender Poseidon na ânfora da deusa.
Valeu a Leitura?
Essa saga até que é legal, mas ela parece um grande filler. Quando o Grande Ancião diz que não vai mandar os Cavaleiros de Ouro, pois tem um inimigo maior chegando, fica claro que a ameaça de Poseidon era algo menor do que esperávamos. E isso é muito doido, pois quando um dos deuses do Olimpo diz que pretender inundar a Terra inteira, mas mesmo assim isso não é uma ameaça tão grande, é meio desanimador. Fora que as lutas não tem tanta graça, os marinas são esquecíveis e Poseidon mesmo não me pareceu ter uma grande presença. Mas pelo tivemos a apresentação do Kanon, que foi bem legal, além de vermos o trio Seiya, Shiryu e Hyoga vestindo armadura de Ouro. Então ela até que teve seus pontos positivos.
A próxima saga é, na minha opinião, a melhor de todo o mangá. Teremos os Cavaleiros de Ouro lutando para valer, teremos ameaças grandes, consequências ainda maiores e também, ótimos plot twists. Então continuem a história, até porque se já leram até aqui, vamos até o fim.