All or Nothing: Arsenal

Não sei vocês, mas eu amo futebol! É o meu esporte preferido e sempre que posso, estou assistindo a alguma partida. Porém, eu também sou um grande de um nerdola que ama séries, jogos, quadrinhos, animes e cultura pop em geral. Tanto que criei esse blog para falar sobre esses assuntos. Só que por mais que eu ame futebol e outros esportes, não é minha ideia falar sobre eles por aqui no Medium. Entretanto, eu decidi burlar o sistema para poder escrever sobre esportes, com a desculpa de que é sobre séries. Essa era a brecha que eu queria para falar um pouco sobre La Pelota e por que não começando pelo meu time europeu preferido: o Arsenal!

Informações e Sinopse

All or Nothing: Arsenal é uma série documental esportiva original da Amazon Prime Video como parte do selo All or Nothing. A série retrata os bastidores de toda a temporada 2021–22 do Arsenal, que iniciou tendo um dos seus piores inícios da história na Premier League, mas que foi melhorando até que terminou com uma vaga na UEFA Europa League de 2022–23. A série é narrada pelo consagrado ator vencedor de Oscar, Daniel Kaluuya, que nasceu em Londres e é torcedor dos Gunners.

Trailer oficial da série All or Nothing: Arsenal

Como disse antes, o Arsenal é o time europeu que eu sempre torço quando vejo, então quando a série foi anunciada eu obviamente fiquei bem feliz. Não só porque eu gosto deles, mas também para saber os bastidores do clube. Só foi uma pena que aconteceu em uma época em que o time não estava na Champions, pois estava em reconstrução após anos da saudosa era de Arsene Wenger. Ainda assim, foi bem bacana ver a relação do clube com a torcida, até porque os Gunners começaram muito mal o campeonato e depois melhoraram muito. Então vimos torcedores mudando da água pro vinho, começando com faixas pedido a saída do Arteta fora e terminando com falas de “Trust the Process” e fazendo canções ao técnico e os jogadores.

Uma coisa que gosto muito nessas séries e ver o lado dos jogadores, e ela tem muitas entrevistas com eles falando sobre o que pensam, como se sentem, o que esperam da temporada e em relação ao clube, etc. Entre alguns destaques, temos o Kieran Tierney mostrando sua rotina e como organiza sua alimentação; a adaptação dos brasileiros Gabriel Magalhães e Martinelli; as expectativas que se tem sobre as joias inglesas Bukayo Saka e Emile Smith Rowe; a relação de companheirismo e rivalidade entre os goleiros Bernd Leno e Aaron Ramsdale; a chegada e o impacto que o norueguês Martin Ødegaard deu ao time; e para mim a parte mais legais da série foram as do meia suiço, Granit Xhaka. Pois esse era um jogador muito criticado pela torcida e com razão, mas que na série você percebe que ele se entrega muito pelo time e que merecia uma segunda chance.

Imagino que de tantos assuntos relacionados a temporada 20/21 do Arsenal, umas das coisas que os torcedores mais queriam que fossem abordadas, eram os bastidores de toda a treta que houve do Arteta com o jogador gabonês Pierre-Emerick Aubameyang. Visto que ele era o craque do time, mas que foi afastado da equipe. E apesar de sabermos que foi por comportamento, sempre foi muito confuso de entender exatamente o que ele fez. Felizmente a série existe explicou um pouco de como foi essa situação para nós. Eu diria que a única coisa que me incomodou, foi que a série focou nisso por tempo até demais. Pois a impressão que fica é que quase metade do documentário foi só nisso. Acho que ela poderia explorar mais outras coisas, como a parte tática do Arteta.

Expectativa: Ver desenhos táticos/ Realidade: Paixão + Clareza + Energia

E chegamos a ele, o protagonista dessa série, Mikel Arteta. O mundo do futebol olha para ele como um dos discípulos do Guardiola que deram certo. E por ser cria do Pep, sempre imaginamos que ele fosse um cara com táticas mais cerebrais como seu mestre, mas na série vemos um técnico de métodos mais emotivos. Com discursos e palavras, na qual as intenções pareciam mais de dar confiança aos jogadores para fazerem o que sabem dentro de uma ideia de jogo, do que explicar o porquê eles tem que fazer as coisas de um jeito específico dentro da tática específica, como é o que o Guardiola parece fazer. Achei legal ver que ele tem sua individualidade na forma de trabalhar, mas também gostaria de ver um pouco mais dele numa mesa tática.

Vale Assistir?

Se você gosta de coisas além do futebol, eu diria que você precisa assistir essa série. Até porque não é sempre que temos algum tipo de conteúdo em que mostram os bastidores de um clube de futebol. A gente que é só um torcedor, ou somente um apreciador do esporte, temos uma relação um pouco distante dos clubes, pois não sabemos como eles são geridos, como eles agem fora do campo, como são tratadas as negociações, etc. Pois, normalmente, dependemos das informação dada pela imprensa sobre os clubes. Então quando tem uma série dessas em que mostra o dia a dia do clube, dos jogadores, do técnico, de como são os treinos, de como é a preparação do time aos jogos, de como acontece as negociações, das relações interpessoal do atletas, etc. É sempre um prato cheio para nós que gostamos.

E para quem não gosta de futebol, eu também recomendo que você assista esse tipo de série, pelo menos uma vez. Porque, talvez a partir dela você possa começar a se interessar pelo esporte. Por exemplo, eu tenho uma amiga que hoje é apaixonada por Fórmula 1 por conta da série Drive to Survive da Netflix. E antes disso ela nunca só importou muito com nenhum esporte. Então talvez essa série possa ser o seu pontapé inicial para a sua entrada no mundo do futebol.

Veredito Final: É uma série muito legal com uma grande produção, que acho que vale a pena ser assistida por todo mundo. Ainda acho uma pena que o Arsenal não venceu nenhuma competição e nem conseguiu uma vaga na Champions nessa temporada, mas ainda assim foi ótimo ver que o time terminou em alta. Talvez daqui a alguns anos, a Amazon decida fazer outra temporada sobre os Gunners e eu espero poder ver esse time ganhado algo para ela terminar de uma maneira mais emocionante.

Compartilhe a publicação:

Tempo Livre

Redator

Blog que criei no meu Tempo Livre para que nos meus tempos livres, eu escrevesse sobre coisas que gosto quando tenho tempo livre.

Adicione um comentário:

Leia Também:

Sobre

Blog que criei no meu Tempo Livre para que nos meus tempos livres, eu escrevesse sobre coisas que gosto quando tenho tempo livre.

Publicações Recentes

Sobre

Blog que criei no meu Tempo Livre para que nos meus tempos livres, eu escrevesse sobre coisas que gosto quando tenho tempo livre.

Publicações Recentes

  • All Post
  • Animes
  • DC
  • Filmes
  • Jogos
  • Livros
  • Mangás
  • Quadrinhos
  • Séries

Copyright © 2024 Tempo Livre. All Rights Reserved.

Copyright © 2024 Tempo Livre. All Rights Reserved.