Imagina que você assistiu três ótimos filmes com um personagem super carismático e uma sequência é anunciada. Você provavelmente se encheria de expectativa para ver essa sequência, certo? E aí, quando ele finalmente é lançado, acaba sendo um filme que não chega a ser ruim, porém é algo bem genérico de seus anteriores e ainda conta com um um personagem novo sem carisma. Isso deve ser bem decepcionante, né? Bom, é exatamente isso que é esse jogo.
Informaçõs e História
Assassin’s Creed III foi produzido pela Ubisoft e publicado pela Ubisoft, em 2012. O jogo está disponível para Wii U, Nintendo Switch, Xbox 360, Xbox One, PlayStation 3, PlayStation 4 e Microsoft Windows. É o quinto jogo da série principal, sendo uma continuação direta de Assassin’s Creed: Revelations. Assim como toda a franquia, a história é uma ficção que se passa dentro de eventos reais e segue batalha ancestral entre os Assassinos, que lutam pela liberdade, e os Templários, que desejam controlar a humanidade.
A história principal se passa durante e depois da Revolução Americana entre 1765 e 1783, com o protagonista da vez sendo o assassino chamado Ratonhnhaké:ton (Sim, esse é o real nome dele), ou Connor (mais fácil assim), em uma luta contra os Templários. Aqui também continua a trama de Desmond Miles, o protagonista da série, no século XXI, que com a ajuda do Animus, uma máquina que revive as memórias dos seus ancestrais, que o ajuda a descobrir uma maneira de prevenir o Apocalipse de 2012.
Jogabilidade
Connor pode explorar livremente a várias cidades dos Estados Unidos do século XVIII, como Boston e Nova Iorque. O jogo se foca principalmente no uso das técnicas de combate e de infiltração para eliminar alvos e explorar o ambiente. Você conta com o parkour de sempre, podendo escalar, subir e se esconder em construções e árvores, além de se pendurar em cipós e cordas. O sistema de comércio e propriedade continua presente, e houve também uma adição de sistema de caça de animais, que permite trocar a pele deles por dinheiro.
Sobre o combate, Connor pode utilizar o machado (Tomahawk), arco e flecha, facas, armas de fogo, dardos, bombas, além de lutar corpo a corpo. Agora também existe a possibilidade de usar inimigos como escudo e de empunhar duas armas ao mesmo tempo. O jogo contém centenas de animações e batalhas muito mais fluídas com rapidez e precisão que os jogos antecessores.
Sobre a Platina?
Primeiramente temos um problema aqui, pois só é possível platinar o jogo na versão de PS4, já que no PS3 existem alguns troféus relacionados ao modo online e nessa versão os servidores foram fechados em 2022. Dito isso, é aquilo, assim como todo Assassin’s Creed, é meio cansativo de platinar, pois você precisa fazer 100% de basicamente tudo do jogo. Quando for fazer as missões, tente cumprir todos os requisitos de primeira para não ter que refazê-las de novo depois. Pegue todos os coletáveis, faça os troféus específicos de ações, tipo pendurar 5 inimigos usando uma corda e complete os troféus dos clubes.
Veredito Final: Vale a pena jogá-lo, nem que seja uma vez. Não é necessário que você jogue os jogos da franquia na ordem de lançamento, mas é recomendável que sim. Esse jogo definitivamente não é ruim, mas é considerado por muitos como um dos jogos mais fracos (talvez o mais fraco) da franquia, só que isso se deve ao fato dos jogos com o Ezio serem tão bons, que a expectativa com a franquia subiu muito. E realmente eu até entendo tudo isso, pois o Connor não tem nem 10% do carisma do nosso mais amado assassino de Florença. Mas dito tudo isso, ACIII está longe de ser um jogo ruim.